Portugal 2020

PROJECTOS CO-FINANCIADOS PELA UE




Designação do projeto: UDEX na era digital
Código do projeto: NORTE-02-0853-FEDER-020997
Objetivo principal: Reforçar a competitividade das PME’s
Região de intervenção: NORTE
Entidade beneficiária: UDEX-IMPORTAÇÃO E REPRESENTAÇÕES, S.A.

Data de aprovação | 23-06-2017
Data de início | 2016-11-28
Data de conclusão | 2018-11-27
Custo total elegível | 284.534,61€
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER - 112.355,71€ EUR |  FSE - 24.398,67€ EUR
 
Objetivos, atividade e resultados esperados/atingidos:
A Udex - Importação e Representações, S.A. é uma Pequena empresa, constituída em 1989, com sede no concelho da Maia, que se dedica à comercialização de equipamentos e acessórios que se podem dividir em 5 grupos principais: restauração, refrigeração, hotelaria, ar condicionado e lavandarias.

Para além de fornecer equipamentos, a empresa lançou o conceito "Solutions for life", onde também consegue conceber, desenvolver e acompanhar a implementação das soluções a que se destinam os equipamentos, desenvolvendo soluções à medida. Adicionalmente, presta formação técnica, acompanhamento da instalação técnica e outros serviços que o cliente necessite.

O volume de negócios da empresa é maioritariamente imputado ao mercado nacional (86,44% em 2014), no entanto a empresa exporta atualmente para 9 mercados internacionais, sendo que no pós-projeto prevê atingir uma intensidade de exportações de 35,17% para 15 mercados externos.

A empresa enquadrou o presente projeto, designado por «UDEX na era digital», nas tipologias «Inovação organizacional e gestão», «Economia digital e tecnologias de informação e comunicação (TIC)», «Criação de marcas e design», «Desenvolvimento e engenharia de produtos, serviços e processos», «Qualidade» e «Distribuição e logística», pretendendo potenciar a capacidade exportadora e promover o desenvolvimento económico da UDEX, designadamente pelo aumento da sua competitividade e flexibilidade, capacidade de resposta e diferenciação nos mercados internacionais, dinamizando assim a sua presença e projeção.

Nesse sentido o presente projeto contempla investimentos transversais a todas as áreas da empresa, que visam: adotar novos sistemas de gestão, aumentar a visibilidade como player de referência, reforçar a marca UDI e consolidar a sua posição de notoriedade e reconhecimento, destacando-se da concorrência nacional e internacional, penetrando nos mercados externos de forma mais consolidada.

 





Designação do Projeto:
Expansão e diversificação de produtos e mercados com qualificação de equipa e suportes e recursos
Código do projeto: NORTE-02-0752-FEDER-008988
Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das PME’s
Região de Intervenção: NORTE
Entidade Beneficiária: UDEX-IMPORTAÇÃO E REPRESENTAÇÕES, S.A.
Data de Aprovação: 01-02-2016
Data de inicio: 14-08-2015
Data de conclusão: 13-08-2017
Custo total elegível: 604.197,30€
Apoio Financeiro da União Europeia: 282.145,04€
 
Objetivos, atividade e resultados esperados/atingidos:
A entidade Udex- Importação e representações, S.A. foi fundada em 1989 e dedica-se à comercialização e distribuição de equipamentos hoteleiros de gama média/alta, sendo considerada uma das maiores empresas do sector.
A Udex tem como lema, procurar melhorar sempre os seus processos tendo em vista a satisfação do cliente, pretendendo ser uma referência nacional e internacional na inovação, desenvolvimento, produção e qualidade nas suas soluções.
A promotora procura assim seguir uma estratégia constante de modernização em todos os níveis e aposta na formação dos seus colaboradores para gerar valor.
 
Com o projeto de internacionalização, a empresa traçou objetivos estratégicos que passam essencialmente por:
- melhorias tecnológicas no processo de vendas;
- alargar a presença em feiras internacionais;
- reforço da ligação ao cliente;
 
Para alcançar os objetivos em causa, a promotora prevê desenvolver um plano de ações, enquadradas nas seguintes tipologias:
- Introdução de novo método de organização nas práticas comerciais ou nas relações externas: através da contratação de quadros técnicos qualificados para a área comercial e de Marketing;
- Conhecimento de mercados externos: através da participação em feiras internacionais do sector, com um stand representativo para divulgação da empresa e dos seus produtos;
- Presença na web, através da economia digital: através da criação de novas funcionalidades no website mais intuitivo e interativo de forma a facilitar a comunicação com os clientes;
- Desenvolvimento e promoção internacional de marcas: pelo registo de duas novas marcas internacionais mais apelativas e destinadas aos mercados externos;
- Prospeção e presença em mercados internacionais: através da realização de missões de prospecção em diversos mercados onde se pretende entrar.